Translate

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

VAIDADE E VERGONHA


No estudo do último domingo, o tema abordado foi Vaidade, um dos 7 pecados capitais presentes na Malha Planetária. Falamos também da vergonha... será que os dois estão relacionados?! Falamos sobre como estes aspectos se infiltram na nossa vida, as suas implicações e como combatê-las....
O que os Mestres Ascensos tem a nos ensinar sobre isso?

Confira aqui o material compilado com o que foi abordado no estudo!

Para participar dos nossos estudos e contribuir com as discussões, acesse o Grupo de Estudos dos Ensinamentos dos Mestres na nossa página do Facebook clicando aqui. Os estudos ocorrem todos os domingos às 17:00h (horário de Brasília).

MATERIAL PARA ESTUDO
(acessar as mensagens completas clicando nos links, para melhor compreensão)

"...A vida é vista sob um ponto de vista material, com apego. Não acreditamos no além da vida, vemos a matéria como o fim da vida e ficamos orgulhosos, vaidosos, ficamos vazios firmados numa aparência ilusória. As pessoas que tem desequilíbrio muito acentuado no frontal são pessoas fechadas à caridade, à irmandade, que só veem a vida física e nada mais, esquecem-se que somos todos irmãos e que devemos nos amar..."

"...A vaidade é aquele sentimento de que nunca está bom para vocês fios. Mas não o fato de compra coisas, mas sim quando você, mesmo comprando, olha para diante de você no espelho e não acha bom. Quando é um belo ser da criação, mas não consegue enxerga isso. Não sabe separá o orgulho do amor próprio fios. Não precisa tê medo de tê amor próprio. A vaidade é negativa sim, mas se vocês começa a pensa somente no que vocês podem ser bons se comparados aos outros, nunca serão felizes. Sempre tem o irmão que é melhor ou pior no ponto de vista restrito que vocês tem fios. Mas diante de Deus todos são iguais, desde o menor até o maior..."

"…quando compreendem o motivo porque ainda carregam sentimentos inferiores são capazes de transcendeê-los, transformando-os em algo mais elevado. Mas vejam, não que haja qualquer problema, inferioridade moral, em carregar essas restrições em seus corações, mas são justamente elas que podem os conduzir a algo mais elevado, a uma outra visão, a um sentimento de amor com tudo e todos, à transcendência da matéria..."


"…o estado de liberdade, da verdadeira pureza, que parte de dentro para fora, não traz a necessidade de se mostrar melhor, mais sábio, mais rico, apenas aceita o mundo como ele é e se entrega aos braços de Deus em devoção. Nesse estado não há nada que possa atingir o ser, pois a dor se transformará na humildade, o não reconhecimento na vontade de servir, a falta de respeito em amor. Esse é um estado de pureza que na verdade é o que todos vocês passam a vida a buscar, pois nesse estado o ser se torna feliz e nem sequer a felicidade é mais buscada. Mas antes há que se diluir o orgulho, a vaidade, a soberba, a inveja, para que a ira se transforme na brandura do ser que ama..."

"...de todas as provas que passarão, a mais dura, certamente, será quando terão que enfrentar a vaidade espiritual que é, justamente, a capacidade de equilibrar seus dons, os dons que trazem a esse mundo, mas se colocando em igualdade e em unidade, entendendo e compreendendo o Sagrado nessa experiência que vivenciam..."

"...É através do Amor que os vícios da matéria serão progressivamente purificados e transmutados. A gula será transmutada pela consciência do necessário. A avareza pela confiança. A vaidade pela humildade....E a matriz energética começa a se diluir energeticamente à medida que o Ser imerso nesse sistema, desperta. A influência dessa matriz vai perdendo força sobre sua alma …"

"...Ouça o coração, filha, e não se iluda nos olhos da vaidade. Sua vontade de levar a luz nesse momento, está baseada num sentimento criado por padrões do Ego, e quando permitires a humildade de seu coração se manifestar, verás as portas se abrirem para sua própria Luz..."

"Pergunta: Gostaria de saber sobre meu filho, diga-me algo sobre sua alma e sua missão. Grata.Resposta: Amada, o que diz a missão de seu filho serás mostrada no momento oportuno, onde não existir a vaidade do ego.Todos possuem missões que pré-determinaram a cumprir antes de seu processo encarnatório, porém, amada, entenda que esse desejo do saber nasce das mazelas da carne, pelo simples sentimento de querer completar o que satisfaz sua mente."

"...Ao silenciar, ao se calar diante de qualquer ofensa que lhe seja feita, você aprenderá a buscar seu centro, sua paz, independentemente de qualquer situação interior. Mas acima de tudo é um treino de humildade, onde deixamos nosso ego, nosso orgulho e vaidade, um pouco de lado e nos colocamos a nos silenciarmos, a buscar nossa paz interior. Lembre-se filha, do exemplo de Jesus, pois é hora de oferecer a outra face..."

COMENTÁRIOS

SF: Boa tarde/noite a todos! Sejam bem-vindos a mais um estudo! Desta vez gostaria de começar por enquadrar um pouco o tema desta semana. Vamos falar sobre um dos 7 pecados capitais da Malha Planetária. Sobre isso gostaria de relembrar o que nos dizem os Mestres a este respeito: …"vocês se vinculam a uma rede planetária holográfica, onde estão ancorados 07 principais pontos que a humanidade decidiu superar."…" são os denominados sete pecados capitais." …"não são vícios da alma, mas sim desequilíbrios que a humanidade decidiu superar como aprendizado para sua evolução espiritual."
"existem 07 vícios materiais que os filhos individualmente precisam se desvincular para abandonar uma grade coletiva que sustentam em seus corpos. São eles: a luxúria, a ira, a preguiça, a inveja, a gula, a avareza e o orgulho ou vaidade. Esses são os vícios coletivos os quais as almas que estão nesse projeto decidiram superar." 

SF: Faço questão de relembrar este aspecto, para que comecemos este estudo não esquecendo que é "humano" e "normal" sentir todos estes aspectos! Que estamos aqui precisamente para aprender a superá-los e que este é o propósito de estar encarnado no planeta Terra. E o primeiro passo é admitir que os sentimos, que nos conectamos com esses aspectos. Negar é apenas adiar o aprendizado! 

JA: Há pouco, estava refletindo sobre o tema e deixei um texto preparado: Vejamos a vaidade como valorização, e vergonha como desvalorização.
Pelo princípio hermético da polaridade, exemplificado pelo pêndulo, no mesmo movimento, da mesma amplitude, da mesma força, na mesma velocidade que pende para um lado, pende para o outro lado. É a manifestação de que os opostos se atraem. O pêndulo, com o tempo, desde que não seja impulsionado a manter o movimento, tende-se a atingir o equilíbrio, cessando o movimento. No princípio da polaridade ocorre a mesma coisa, nas polaridades da mesma natureza, no caso em questão: vaidade/valorização e vergonha/desvalorização.
Da polaridade, também relaciona o princípio do gênero, em que duas forças complementam-se. Aqui compreendemos que são forças diferentes, somente. Que não há valorização entre si. Da vaidade e da vergonha, aplicam-se a mesma concepção dos conceitos certo e errado, positivo e negativo, luz e escuridão, masculino e feminino.
Também podemos compreender com o princípio do ritmo, que são os ciclos. A natureza nos dá o exemplo das 4 estações do ano, o dia e a noite, as marés, a menstruação etc. No comportamento humano, compreendemos como os altos e baixos das nossas vidas. Podem ser momentos de valorização, da vaidade, seguido por períodos da polaridade oposta (desvalorização, vergonha), intercalando-se, até chegar ao ponto zero, do equilíbrio.
Nesta encarnação, podemos estar trabalhando um, ou o outro, ou ambos, a caminho do equilíbrio. 

SF: JA, interessante ponto de vista... obrigada 

VR: Boa noite S! Estamos então falando sobre Vaidade. Qual a relação Vaidade/vergonha? Eu acho que por detrás de qualquer Vaidade, existe uma Vergonha. Pois a Vaidade é precisamente o ato de exibir aquilo de que tem vergonha. Por exemplo: Exibir riqueza material por Vaidade, é a vergonha de ser pobre materialmente. 

BA: Boa noites amados! 

SF: Vou começar por colocar aqui uns conceitos para falarmos todos do mesmo. Vamos falar de Vaidade e também de orgulho e soberba. Uma vez que estão próximos e relacionados.

BA: Será V, que a vaidade não seria um contraposto a falta de amor próprio? Às vezes a pessoa tende a se exibir para esconder-se de uma restrição à qual não consegue superar! Aí ela usa a vaidade como modo de camuflar sua dor.

VR: Também pode ser visto dessa perspectiva, mas penso que a vergonha também se deve à falta de amor próprio, então creio que tudo está relacionado. Vergonha é medo, medo do que os outros pensam de nós, logo é preocupação conosco, falta de segurança em nós, o que indica falta de amor por nós mesmos.

SF: A vaidade - é a preocupação excessiva em suas próprias habilidades ou atratividade para os outros. I Orgulho - é um sentimento de satisfação de alguém pela capacidade, realizações ou valor de si próprio ou de outrem. O orgulho pode ser visto tanto como uma atitude moralmente positiva (honra) como negativa (arrogância), dependendo das circunstâncias. I Soberba também conhecido como Orgulho é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim superbia. 

SF: VR, Então se pensarmos na Vergonha.....o que é a vergonha?

VR: Escrevi em cima em resposta à Beti.

SF: Pegando nas palavras do Vasco: Vergonha é medo, medo do que os outros pensam de nós, logo é preocupação conosco, falta de segurança em nós, o que indica falta de amor por nós mesmos. Então vejam como essa preocupação com o que pensam de nós também pode ser Vaidade! Essa será então a relação entre a Vaidade e a Vergonha.

SF: Quando a pessoa tem muita vergonha....ela tem vergonha porque imagina que deve corresponder a algum padrão, a alguma coisa formatada na cabeça dela.....e isso tem origem na vaidade muitas vezes....então essa vaidade impede de manifestar-se....porque ela acha que não vai corresponder a esses padrões. 

SF: Conseguem ver uma relação? 

SF: Então muitas vezes camuflado por detrás do sentimento de vergonha, o que existe é sim vaidade! 

SF: Então poderemos dizer que a Vergonha esconde a Vaidade, tal como pode esconder a falta de autoestima....a insegurança.... 

DM: Boa tarde. Ao meu ver a vergonha tem muita relação com o medo do julgamento, da crítica do outro, do que as pessoas vão pensar de você, medo de não se adequar a um padrão estabelecido .Ainda não tinha feito essa relação com a vaidade.

SF: Sim, sem dúvida... 

VR: Eu creio que a Vaidade é também um impulso da vergonha. 

SF: Ou a vergonha um impulso da vaidade....estão relacionadas... 

VR: Mas então eu pergunto: Como transmutar esses 2 sentimentos relacionados, como nos libertarmos deles? 

JA: Sendo telespectador. Vivendo a vaidade e a vergonha sem julgamento, sem alimentar com com nossos sentimentos, repulsas. Aceitando e depois transmutando. Tomando consciência, adquirimos forças para transmutar. 

SF: Os Mestres não falam muito da vaidade/Orgulho e Soberba....eles falam sim dos aspectos positivos....e o remédio para estas características é algo extremamente recorrente nas mensagens: A HUMILDADE 

VR: Com certeza. O Amor, a consciência do Todo. 

SF: Então se houvesse uma "medicação" para este "problema" de conexão com a Grelha Planetária...diríamos que seria transformar a vaidade e a soberba em humildade e simplicidade. 

SF: "Ao silenciar, ao se calar diante de qualquer ofensa que lhe seja feita, você aprenderá a buscar seu centro, sua paz, independentemente de qualquer situação interior. Mas acima de tudo é um treino de humildade, onde deixamos nosso ego, nosso orgulho e vaidade, um pouco de lado e nos colocamos a nos silenciarmos, a buscar nossa paz interior. Lembre-se filha, do exemplo de Jesus, pois é hora de oferecer a outra face. "
Sou Lanto 

DM: Verdade, a humildade, mas para conseguirmos ser humildes, temos que trabalhar as crenças limitantes, nos libertar de querer seguir os padrões, rever nossos conceitos ou seja estar tudo relacionado.

SF: Sim Querida....ser humilde também não pode ser um "personagem"...tem que vir da alma...senão é falso e é também uma forma de se mostrar superior....ou seja vaidade...soberba...até o ato de querer ser humilde pode virar vaidade. 

SF: É através do Amor que os vícios da matéria serão progressivamente purificados e transmutados. A gula será transmutada pela consciência do necessário. A avareza pela confiança. A vaidade pela humildade. A avareza pela abundância. A soberba pela caridade. A preguiça pela energia do fluxo e assim por diante. E a matriz energética começa a se diluir energeticamente à medida que o Ser imerso nesse sistema, desperta. A influência dessa matriz vai perdendo força sobre sua alma e, progressivamente, irá se conectar à Fonte da vida, ancorando, cada vez mais Luz e Amor dentro do coração, que agora já está aberto e liberto para amar, para receber e irradiar Amor. A verdade é o único caminho que abre o coração para a cura e a libertação.
Quanto maior a conexão com a Fonte, maior a desconexão com a matriz de sofrimento, até o momento da transmutação total dos valores e rompimento do vínculo, no qual o ser se colocará em contato pleno com a unidade. Nesse momento, ele se transforma na própria cura, na própria sabedoria, na fé e Amor de Deus.
Mestre Kuthumi 

SF:  "a humildade é um bem tão precioso que carregamos junto de nosso ser, pois através dela é muito simples dizer: “eu te liberto”, “eu errei”, “eu me tornarei melhor”, “eu deixo ir”. Através da humildade deixamos o orgulho humano ao lado e simplesmente reconhecemos que não somos proprietários de nada, que jamais seremos, pois tudo é de Deus. A humildade nos conduz em um estado de aceitação, de entrega, quando deixamos o orgulho de lado e aceitamos a derrota da vida." Maha Chohan 

SF: Aceitar-se como imperfeito, falível, não ter que competir, não ter que provar nada....essas são condições para se desligar da vaidade, da vergonha, do orgulho... 

SF: Esse é exercício interior necessário... 

SF: Em relação aos chakras, o Pai José estabelece uma relação entre a Vaidade/Orgulho e o chakra frontal. Vou colocar aqui o que ele nos ensina: 

SF: 6° Orgulho ou vaidade – Chacra frontal.
A vida é vista sob um ponto de vista material, com apego. Não acreditamos no além da vida, vemos a matéria como o fim da vida e ficamos orgulhosos, vaidosos, ficamos vazios firmados numa aparência ilusória. As pessoas que tem desequilíbrio muito acentuado no frontal são pessoas fechadas à caridade, à irmandade, que só veem a vida física e nada mais, esquecem-se que somos todos irmãos e que devemos nos amar.
O filho que faz algo se achando o máximo, olhando para ele mesmo e se satisfazendo somente em perceber olhando no espelho que ele está seguindo o caminho de felicidade própria, mas esquecendo-se de tudo o que está em volta, é o que traz a visão distorcida da realidade. Esse é o pensamento de alguns líderes que trouxeram muito sofrimento para a humanidade, filhos, pois quando tiveram oportunidade de desenvolver os seus dons, e perceberam o quanto eram poderosos, começaram a usar isso somente para benefício próprio, sem parar para observar o grande desequilíbrio que existe do lado de fora do seu campo fechado de visão.
São aqueles que quando percebem que estão se sobressaindo aos demais, abandonam para trás os que estavam juntos na caminhada, e olham somente para eles mesmos, que agora se tornaram autossuficientes e não precisam mais de ninguém, mas que precisam sim, da ajuda dele para seguirem em frente, pois os outros estão sempre carentes de amor e carinho. 

SF: Outro aspeto da Vaidade que é recorrente nas mensagens dos Mestres tem a ver com a vaidade espiritual. O que acham que é isso? Como se manifesta e o que implica? 

VR: Se achar superior ao outro por ter mais conhecimento espiritual. A mensagem de Sananda é simplesmente linda. 

SF: Isso V...Ter mais conhecimento, ter certos dons...achar que se é superior por esses motivos...isso é uma armadilha bem fácil no meio da espiritualidade...vigiar e orar sempre.

DM: Seria o próprio ato de se envaidecer por ter contato com o mundo espiritual, ter contato com os mestres ou de já possuir muita sabedoria. 

SF: Isso DM....e colocar-se em superioridade em relação aos outros.... 

SF: Reparem como os Mestres respondem a certas perguntas: "Pergunta: Gostaria de saber sobre meu filho, diga-me algo sobre sua alma e sua missão.
Grata.
Resposta: Amada, o que diz a missão de seu filho serás mostrada no momento oportuno, onde não existir a vaidade do ego.
Todos possuem missões que pré-determinaram a cumprir antes de seu processo encarnatório, porém, amada, entenda que esse desejo do saber nasce das mazelas da carne, pelo simples sentimento de querer completar o que satisfaz sua mente.
Eu sou El Morya

SF: Reparem que este estudo virou uma reflexão sobre a humildade. Interessante.... 

JA: A humildade é uma vacina contra muitos (ou todos) males. 

SF: Mas gostaria aqui que falássemos mais sobre aspetos que manifestamos e são produtos da vaidade.....para os podermos identificar a tentar evitá-los no dia a dia....O que sugerem? Onde aparece a vaidade? o orgulho? a soberba? 

VR: Os relacionamentos são quadros que nos mostram isso, onde podemos identificar esses aspectos quando nos atentamos a eles. 

SF: Ok...seria como um enquadramento onde podemos identificar esses aspectos em nós? É isso que queres dizer? 

VR: SF, Exato. E onde também os podemos libertar. 

SF: VR, Boa! Sim...é uma forma de os transmutar...verificamos que se manifestam, observamos e pedimos para serem transmutados pela chama violeta! A chama Branca coloca em evidencia e a Violeta transmuta! Disso trata a Congregação de Paz e Transformação! Assim com todas as restrições...temos é que as ver, reconhecer e não negar! 

SF: Já vimos que pode provocar vergonha...e como tal impedir de realizar projectos, de fazer certas coisas....de ir a certos lugares, então a vaidade (essa preocupação excessiva com a sua imagem) pode impedir de realizar, concretizar e manifestar a essência! A missão de alma até! Reparem que se a missão de alma não estiver de acordo com os padrões impostos pela voz da vaidade, ela pode impedir de realizar o nosso projecto de vida que é aquele que nos permite nos realizarmos totalmente. 

SF: *Ainda Sobre a Vaidade Espiritual (esqueci-me de colocar lá em cima): "necessitam ser humanos, no mesmo grau, no mesmo nível, na mesma posição de seus irmãos. As aberturas extrassensoriais existem e virão para muitos, mas o grande desafio é infiltrar essas habilidades em seu meio “sem ser o diferente”, “o avançado”, mas compreendendo que, na humanidade de seu irmão, está uma compreensão diversa, mas não menos sagrada." Sananda 

SF: Queridos, alguém com vontade de referir algo mais sobre a Vaidade? 

VR: Gratidão querida S, pelo trabalho de hoje, mais uma vez me ajudou muito, porque realmente sempre fica algo aqui dentro. 

SF: VR, igualmente V.... 

SF: Estava aqui a pensar...de certa forma a vaidade é o oposto da unidade...uma vez que é uma concentração sobre si próprio...uma preocupação....não acham? 

JA: Sim, pois a vaidade acaba criando um desnível, uma "sobreloja", o que faz com que se desgarre da Unidade. 

SF: Queridos, convido a todos os que por aqui passarem ainda, a deixarem os vossos comentários com vista a enriquecer este estudo de hoje. Despeço-me agradecendo a vossa presença nesta partilha. Sendo a reter que a Humildade, Simplicidade e a Caridade são os antídotos da vaidade, orgulho e soberba e que são o caminho para a desconexão desses aspecto da Malha Planetária que nos propusemos ultrapassar. Boa noite a todos. 

JA: Gratidão à todos e meus agradecimentos pelo aprendizado. Boa noite e abraços a todos.

SF: Vou deixar só algo mais para refletir...o orgulho ferido....como ele também nos causa sofrimento e é outro produto da vaidade.... 

Fonte: www.pazetransformacao.com.br