Translate

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

PARA QUÊ E COMO MEDITAR?


No dia 06 de Janeiro, estivemos reunidos virtualmente em nosso Grupo de Estudos dos Ensinamentos dos Mestres, estudando o tema: “Como Liberar Emoções Não Desejadas”.

Abaixo você encontra o conteúdo estudado e também os comentários compilados dos participantes. Convidamos você a estudar e ler os comentários e também a participar dos próximos estudos, que ocorrem sempre no primeiro domingo de cada mês em horário a ser confirmado.

Acompanhe as publicações em nosso site para participar do próximo!

Aguardamos você para aprendermos juntos na luz da sabedoria dos Mestres Ascensos.

Grupo de Estudos dos Ensinamentos dos Mestres (https://www.facebook.com/groups/361226924253400/).


MATERIAL PARA LEITURA PRÉVIA:

Meditando na Luz dos Mestres – Os Mestres
"O planeta é amor. É Luz. Você sente isso. Hoje é capaz de sentir o quanto tudo é Luz e alegria. Aí mesmo, em você, está disponível essa felicidade, essa leveza, essa magia. Essas cores, brilhos... Essa paz!
Percebe, hoje, como é fácil criar o seu momento? Nós, os mestres estamos aqui para lhes trazer isso. Trazer essa oportunidade de vivenciar essa leveza, essa paz.
Vivenciar o que sentimos, o que somos. Com o tempo, poderão perceber com mais facilidade e sutileza. Não busquem somente as leituras de mensagens, mas sim busquem meditar na luz dos raios dos mestres. Banhem-se em todo esse colorido purificador e vivenciem no seu coração o que é tudo o que leem. Tirem as suas próprias conclusões. Vocês buscam por isso nos seus corações e por isso sentem-se bem ao ler as mensagens, mas não devem parar por aí, e sim ir adiante, ir mais profundo. Meditar, sentir, encontrarem sozinhos o sentido daquelas palavras que leem, sem ajuda de ninguém. Busquem a sua independência, meus queridos.
Estamos aqui para os ajudar a conquistar isso e ficaremos a sua disposição sempre que nos chamar. Estamos esperando pelo seu chamado. Muita paz e luz no seu coração. - Os Mestres"


PERGUNTE AOS MESTRES – 296


"Pergunta: Pratico meditação há muitos anos, tenho muito o que aprender ainda, mas começarei como voluntária um projeto novo. Ensinarei meditação e estou muito animada. Gostaria de uma orientação dos mestres para que eu consiga aproveitar bem o tempo em que estarei com as pessoas para que possam despertar e expandir a consciência. Gratidão sempre!!Resposta: Filha, antecipas os fatos e, com isso, desconecta sua consciência do momento aqui e agora. Quando desdobras sua consciência para outro espaço-tempo, estás a trabalhar no sentido inverso da meditação. Então, filha, para ensinares como meditar, comece por fazer algo totalmente fluido da sua intuição, permanecendo presente, e então perceberá como tudo fluirá perfeitamente, como deve ser. Apenas permaneça conectada e presente no aqui e agora e tudo ficará bem. Tudo será feito da forma perfeita e as palavras que proferirá serão aquelas que as pessoas necessitam ouvir naquele instante. Confie e faça uma bela meditação estando em estado meditativo. - Sou Serapis Bey"

PERGUNTE AOS MESTRES – 358

"Pergunta: Dormir quando recebe reiki ou durante uma meditação é auto sabotagem?Resposta: Filha, é natural que sintas sono durante qualquer forma de troca ou manipulação energética. No reiki estais a receber ou retirar o excesso de energias em ti, assim como na meditação, você está se auto curando através da conexão direta com vossa essência. Isso ocorre devido a sutilização das energias que estavam acopladas em vossos corpos, assim, é normal que se sinta a leveza e os sintomas de sonolência, bem como os bocejos. E não são raras as vezes que os tratamentos podem ser estendidos para outras dimensões extrafísicas através do desdobramento. É interessante que ao meditar mantenha-se sentada da forma que melhor lhe convir e deixe os olhos levemente abertos focando em vosso chacra frontal, o terceiro olho, desta forma evitará dormir.Filha, todo alimento tem suas qualidades, o que necessitas saber é qual é o limite entre o remédio e o veneno para ti. O equilíbrio é o que permite o livre fluir de vossas energias, filha, assim seu próprio corpo saberá a resposta se algo está lhe fazendo bem ou não. Cada ser tem características diferentes um do outro, o que pode ser benéfico para ti pode ser maléfico para outrem. Somente seu corpo vai lhe dizer o que está bloqueando o livre fluir energético. - Gautama Buda”


PERGUNTE AOS MESTRES – 280


"Pergunta: Namastê queridos mestres. Minha dúvida é a seguinte: Quando eu entro em meditação e mergulho cada vez mais fundo em meu ser, sinto que vou perdendo o controle, minhas energias, principalmente no chakra frontal, começam a vibrar com muita força junto a calafrios na testa. Fico com medo de deixar fluir pois sinto uma energia desconfortável no momento. É perigoso mergulhar ainda mais nesta energia? Estou seguindo mais a linha da Yoga, mas também trabalho em centro espírita, poderia isto estar influenciando? Gratidão!!Resposta: Filho, as energias precisam ser trabalhadas em equilíbrio. Você trabalha invocando apenas uma parte de uma energia muito maior. E tudo que for evidenciado nessa experiência, acabará por trazer o desequilíbrio de seus corpos e desconfortos físicos. Mistura energias, filho, enquanto deveria estar buscando dentro de si mesmo, quais são as suas próprias energias. Conecta-se a diferentes egrégoras, que não são compatíveis entre si, e acoplam em ti diferentes formas energéticas, que entram em conflito.Por isso, meu filho amado, busque a sua própria energia. É hora de cessar a busca do lado de fora, seguir métodos impostos e buscar a sua verdade. Conecte-se me meditação a sua verdade, bloqueando todas as energias externas e perceba como a sensação é doce e sutil, leve. Você é levado como uma pluma ao vento, sem sentir o próprio corpo, filho.Entregue-se à sua verdade, é chegada a hora, filho. Silencie e entregue-se à sua luz interior, ela tem muito a lhe dizer. - Sou Lanto”

Outros textos indicados:



COMENTÁRIOS DOS PARTICIPANTES:

VR: Boa noite a todos! Sejam bem vindos! Afinal, a meditação é um Estado que é tão praticado por tantos Mestres e indicado para todos nós, eu coloco uma primeira questão: O que é a meditação e para que nos serve? Gratidão.

MVP: V, eu usaria do trecho da Lady Amaryllis que diz: “(...) identificar as pequenas manifestações do Um em sua volta, em todas as formas de existência.” 

TF: Pra mim a meditação é escutar o silêncio para se conectar com as energias que estão dentro e fora de nós.

FN: Acredito que o meditar é o estado de se manter em ausência de julgamentos. Isso nos torna livres da mente e nos abre ao Divino.

MVP: F, nos desconecta da malha energética planetária.

VR: Concordo com você F, ao não julgarmos, a mente acalma e também é um estado meditativo.

VR: MVP, Com certeza esse é um grande propósito para meditar.

EA: Outra questão é que em estado meditativo acredito acessamos outras dimensões e o mundo real. Vemos e sentimos algumas sensações inexplicáveis.

FN: MVP, Exato, nos desconecta do inconsciente coletivo! 

VR: EA, "Vocês alcançam estados sublimes e puros, muito elevados de consciência quando em meditação. Mas a manutenção desse estado de paz e silêncio interior, de mansuetude diante da vida, é o grande obstáculo a alcançar, meus filhos. Esse é o grande objeto de sofrimento de muitos de meus filhos que ainda não compreendem que o estado meditativo é a contemplação de cada ponto de manifestação da Unidade do Criador em sua volta, e que reforça o sentimento de Unidade, de pertencimento. É a aceitação do seu estado atual na matéria, onde estão manifestados como representações de uma energia suprema, mas dessa compreensão virá a descoberta que não estão sozinhos, meus amados filhos." Lady Amaryllis 

FN: VR, amado, acredito que seja além de acalmar a mente, acredito que na ausência da mente a meditação verdadeiramente acontece. Seria a ausência absoluta de movimento. 
 
VR: FN, Na minha opinião, meditar é acalmar a mente e estar totalmente presente no aqui e agora. Isso é um grande feito alcançar esse estado durante muito tempo.

FS: Pelo que eu entendi a ORAÇÃO chegará sim até o PAI e até poderá ser atendida. Mas é com a meditação que conseguimos atingir o ego, ou seja, a MEDITAÇÃO é completa pois atua na transformação do interior.

FVP: Acredito que nos limpa a mente, de julgamentos e medos criados pela nossa personalidade. 

FVP: E abre a conexão com o Divino. 

FVP: Estudei durante muito tempo as cartas de Cristo, aliás foi a partir delas que comecei a prática diária da meditação e oração, que o querido mestre Jesus nos ensina maravilhosamente. 
 
SF: Eu sinto a meditação como uma forma de receber a energia da nossa alma. De acomodar corpo e mente para se esvaziar de uma energia e dar entrada a outra. 

VR: Digamos que é o renovar de energias, ou limpamos ou carregamos. Concordo!

SF: VR, O que quero dizer é que o estado meditativo funciona como uma renovação da nossa energia. Tanto do corpo como da mente. A trazer a energia que nos corresponde de verdade.

MVP: Lady Amaryllis diz que quando meditamos, alcançamos estados elevados de consciência, contudo encontramos dificuldade em sustentar tal estado de silêncio interior e mansuetude diante da vida. Ela diz que a contemplação de cada ponto de manifestação da Unidade do Criador em nossa volta reforça o sentimento de Unidade e pertencimento.
Ou seja, a meditação é um exercício de te manter alerta e vigiante pra não sair do momento do aqui-agora - onde a divindade flui a partir de nós - e acabar se conectando com a malha energética planetária de dor e sofrimento.

EA: Concordo plenamente é muito difícil manter esse estado no dia a dia, no trabalho.

VR: Exatamente queridos, é alcançar a consciência do UM somente no aqui e agora.

FS: Fica claro a importância da MEDITAÇÃO em relação a conexão com o DIVINO. Mas pra mim ela ainda é tão difícil, porque envolve o silenciar, o ouvir; NÃO ESTAR NO CONTROLE DA MENTE.
Será que seja isso? 
 
EA: Sim, deixar tudo ir e ficar apenas com você e o Eu Sou, esvaziar a mente.

FN: FS, amada, conectar-se com o Divino é conectar-se com seu coração. O Divino não é algo externo à ti, que uma oração irá alcançar, por exemplo, o Divino se faz Eterno dentro de seu coração. Ame-se incondicionalmente e estará expressando o Divino na Terra. A meditação irá tirar do caminho os pensamentos que a distraem para que não veja a própria divindade que És em verdade.

VR: É isso mesmo F, sair do controle da mente, silenciá-la, acalmá-la. É uma vigilância constante e um poder, uma capacidade de chutar os pensamentos não desejados até você conseguir estar em Paz Interior. No seu centro. 

MVP: F, para silenciarmos precisamos aprender a acolher primeiramente os nossos sentimentos e pensamentos. De outra forma, eles vão pedir nossa atenção a todo momento.

FS: No começo também da prática meditativa a gente acredita que irá acontecer coisas mirabolantes e que tudo vai melhorar rápido. Mas não é bem assim. COM O TEMPO DE PRÁTICA, conseguimos o nosso objetivo.

VR: Querida F, uma grande ajuda na meditação, é o estado de OBSERVAÇÃO. Esteja você como estiver, mesmo agitada, se observar já acalma bastante. Com certeza não é instantâneo, pois meditação é um trabalho de prática. 
 
FVP: Como sempre como humilde aprendiz, prefiro mais aprender com vocês todos.

ASR: Meditar para mim é parte da minha higiene diária. Cuido da saúde do corpo e com a meditação da saúde da mente. Hábito necessário para limpar a mente e assim poder preparar o campo mental para receber a graça divina.

AD: Para nós adultos, se torna complexa essa relação com a mente x meditação.

AD: Porque a mente nunca para, fica tagarelando o tempo inteiro! E a meditação é a prática de silenciar a mente. 
 
FN: AD, neste contexto, eu diria que meditação é a prática de assumir o controle sobre seu próprio destino e deixar de se sujeitar à tudo aquilo de desconexo que muitas vezes a mente insiste em nos apresentar e tentar nos fazer acreditar ser real. 

MVP: A, silenciar fica muito distante de nós, gosto de pensar pelo ângulo de observar a mente sem julgar os pensamentos, fica mais próximo das nossas forças.

AD: MVP, nos colocando como observadores, fica mais fácil ter o controle.

FN: AD, exato! Dar um passo atrás e se observar, se tornar a observadora de si mesma.

ASR: É um momento também para terminar de transmutar todas as emoções que eventualmente não foram processadas adequadamente ao longo do dia. E assim, com pensamentos e emoções devidamente tratados, a conexão com o divino acontece, por meio da graça divina, eu apenas observando e me abrindo para receber, quando acontece. Porque muitas vezes fico só na fase de limpeza mesmo.

CPT: Queridos, existem pessoas que até meditam no ônibus, dentro da definição de Meditar que já falamos aqui, eu pergunto: Como podemos Meditar? Que práticas existem de meditação, existe uma só forma de meditar ou várias? 

AD: CPT, oacredito que existem inúmeras formas de meditar.

JBB: Boa noite a todos! Acredito que existem várias formas de meditar, o importante é descobrir qual a melhor para cada um. E além disso, tentar manter esse estado durante todo dia, numa mensagem lembro que foi falado de observar a respiração, mas acho difícil principalmente nos afazeres diários. 

ASR: tenho me treinado a invocar os raios sempre que um sentimento desconfortável começa a me dominar. Acho que isso é meditação.

ZZ: Também gosto de meditar ouvindo os decretos dos raios do dia. 

CPT: ZZ, Excelente querida.

FS: Seguindo o seu raciocínio querido VR, a meditação em forma de observação, como exercício mesmo, começar a meditar –- poderia ser feita –- praticada no decorrer do dia? Na verdade eu já li muito que podemos meditar sim observando a natureza.

AD: FS, ao apreciarmos a natureza também seria uma forma meditativa?

EA: Contemplação do Divino.

VR: Palavras de Mestre Serapis Bey no "Pergunte aos Mestres: Então, filha, para ensinares como meditar, comece por fazer algo totalmente fluido da sua intuição, permanecendo presente, e então perceberá como tudo fluirá perfeitamente, como deve ser. Apenas permaneça conectada e presente no aqui e agora e tudo ficará bem."

VR: AD, É uma excelente forma meditativa, eu mesmo o faço enquanto dou caminhadas, aliás, essa é a minha forma de meditar.

MCS: Se pensamos que meditação é um estado de observação, de não julgamento, a meditação poderia tomar inúmeros formatos. Poderíamos viver em estado meditativo, realizando nossas tarefas diárias. 
 
FN: MCS, Perfeito!

VR: MCS, Daí podermos meditar em qualquer lugar, a qualquer hora, tudo é um processo interior e basta-nos voltar para dentro de nós mesmos, ou seja, é sair do pensamento de massa. Segue trecho do Mestre Maha Chohan: "Estar imerso na consciência coletiva, filhos, é como estar no mar, em meio às ondas. Elas os levam e depois os puxam. Assim é o coletivo, feito de ciclos. E na medida que expandem a consciência, se tornam mais fortes como se fossem um mastro em meio ao mar revolto, parados em equilíbrio, pois percebem a influência do todo em vocês mesmos e são capazes, através da meditação e do ancoramento no coração, de permanecerem em paz. Esse é um estado daquele ser que é iniciado na plenitude da vida, o estado do equilíbrio e da atenção quanto àquilo que sente, em detrimento das ondas que estão a os levar. Vocês percebem o momento em que devem se recolher para o seu próprio interior, a buscar a verdade e a paz, a qual nunca será condizente com o meio externo.

FN: VR, Olha esse trecho final!!! ..."a verdade e a paz, a qual nunca será condizente com o meio externo"...
Não tenho mais nada a acrescentar!

ASR: acredito ser possível estar em constante estado de meditação, dentro do mundo e de todos seus papéis e afazeres, mesmo que eu ainda esteja bem distante disso.

AD: MCS, então desprender-se do inconsciente coletivo através de práticas contemplativas, apreciação, nos deixa mais acessíveis a meditar de forma mais leve e sem nenhum tipo de padrão limitante?

VR: FN, É isso mesmo querido, um estado de tal forma ancorado no coração, que nós somos simplesmente meditativos o tempo todo, isso é estar presente o tempo todo na verdade absoluta  

FN: VR, ou seja Amado, Estar no mundo, mas não pertencer ao mundo…

VR: ASR, Concordo plenamente, e também sei que é difícil de alcançar, mas nada impossível. Como já referido em cima, meditar é uma prática, a bem dizer, meditar é o estado que vamos alcançando à medida que nossa consciência se expande, quer tenhamos noção disso ou não.

EA: FN, nosso Amado irmão já nos disse, isso aí, estar no mundo mas não ser do mundo.

EP: Gosto de meditar enquanto caminho para o trabalho, não é fácil pois a mente vem com um turbilhão de coisas. O que faço é me manter presente o máximo possível, sentindo o ar, minha respiração, ouvindo os sons em volta, contemplando as cores. Acredito que assim estou meditando, é maravilhoso e é um exercício.

FS: Para mim a meditação, é muito importante para acalmar a mente e entrar em conexão com o divino.

FN: FS, Perfeito F! É um silencioso e profundo mergulho no Amor de nosso coração!

MVP: Concordo com a M. E quando eu me retiro pra meditar sentado por uns minutos, gosto de iniciar com uns exercícios de respiração pra relaxar bastante a musculatura, caso contrário a meditação não flui bem pra mim.

EP: Considero a meditação uma forma de me encontrar, de sentir a minha energia, só quando medito eu consigo sentir meu coração bater e a sensação é maravilhosa. E o silêncio nos faz ver quem somos de verdade, que somos pura luz, puro amor e pura paz.

CPT: Com certeza, seguem palavras do amado Pai Joaquim de Aruanda: "meditação – a meditação acalma a mente e eleva a vibração. É bom pra ancorar a confiança."

ASR: A respiração também me ajuda.

VR: A respiração profunda e consciente é ótima para iniciar a meditação, pois é um exercício que acalma muito.

FN: Este nosso precioso diálogo me deu uma vontade enorme de meditar! Imensa Gratidão pela oportunidade e aprendizado!

VR: Querido, nós te agradecemos por partilhar o seu conhecimento e experiência!

MVP: F, é o que vou fazer agora.

LN: Não é só um trabalho de esclarecimento, vocês são MOTIVADORES! Gratidão!

FN: LN, amado, nossa maior motivação é que todos os nossos corações estejam aqui reunidos e vibrando na única linguagem da Eternidade, a linguagem do Amor Incondicional! Obrigado por nos presentear com sua valiosa presença!

ASR: Agradeço a todo o trabalho da Congregação.

FN: ASR, imensa gratidão pela oportunidade de aprender contigo amada!

 ASR: FN, eu que agradeço por você dar valor ao meu compartilhar.

EA: Lindos. Gratidão enorme queridos.

CPT: Meus amados, concluímos que meditar é ser totalmente independente, é estar totalmente no seu centro, é sermos a nossa pura essência, é viver no estado meditativo em consciência e permanente. Nos despedimos hoje agradecendo a todos pela participação, pelos vossos depoimentos, pela vossa experiência, pois foi uma enorme ajuda para todos nós. Deixo este lindo texto dos Amados Mestres que realmente define tudo o que discutimos hoje. Paz e Luz. Meditando na Luz dos Mestres – Os Mestres
"O planeta é amor. É Luz. Você sente isso. Hoje é capaz de sentir o quanto tudo é Luz e alegria. Aí mesmo, em você, está disponível essa felicidade, essa leveza, essa magia. Essas cores, brilhos... Essa paz!
Percebe, hoje, como é fácil criar o seu momento? Nós, os Mestres estamos aqui para lhes trazer isso. Trazer essa oportunidade de vivenciar essa leveza, essa paz.
Vivenciar o que sentimos, o que somos. Com o tempo, poderão perceber com mais facilidade e sutileza. Não busquem somente as leituras de mensagens, mas sim busquem meditar na luz dos raios dos Mestres. Banhem-se em todo esse colorido purificador e vivenciem no seu coração o que é tudo o que leem. Tirem as suas próprias conclusões. Vocês buscam por isso nos seus corações e por isso sentem-se bem ao ler as mensagens, mas não devem parar por aí, e sim ir adiante, ir mais profundo. Meditar, sentir, encontrarem sozinhos o sentido daquelas palavras que leem, sem ajuda de ninguém. Busquem a sua independência, meus queridos.
Estamos aqui para os ajudar a conquistar isso e ficaremos a sua disposição sempre que nos chamar. Estamos esperando pelo seu chamado. Muita paz e luz no seu coração. - Os Mestres" 

EA: CPT, Gratidão Imensa. Gratidão.

EA: Após este estudo, vamos meditar e ancorar Luz e Amor neste maravilhoso planeta? Para fechamos com chave de ouro? 

MVP: E, na energia do eclipse.

VR: Bora lá querida, meditemos hoje antes de deitar pela Paz Eterna, Abundância Infinita, Saúde perfeita e Bem Estar para toda a Humanidade! Assim É!

EA: Gratidão meus queridos. Gratidão.
 
EA: Vamos lá.
 
ZZ: Vivenciar o que sentimos, o que somos. Com o tempo, poderão perceber com mais facilidade e sutileza. Não busquem somente as leituras de mensagens, mas sim busquem meditar na luz dos raios dos Mestres. Banhem-se em todo esse colorido purificador e vivenciem no seu coração o que é tudo o que leem.

FS: Amei a oportunidade. Muito obrigada por compartilhar os pensamentos e pela dedicação do tempo e todos pra uma aprendizagem efetiva e colaborativa. Beijos no coração de todos. Uma ótima semana!

LAF: Boa noite. Acabo de ver a postagem. Tenho ainda dificuldade em meditar quando se trata de usar as cores. Para mim é bastante complicado usar toda essa gama de uso de cores do tipo "imagine se envolvido em cor tal, respire uma luz dourada e sinta ela penetrando em cada célula de seu corpo, respire pelo coração e perceba o ar descendo através de sua coluna e chegado ao chacra raiz, etc".
Como conseguem fazer isso? Para mim ainda é muita viagem.

LN: LA, boa noite, se me permite, o poder da visualização age a nível subconsciente, é uma forma de magnetização e atração para que o objetivo seja manifestado mais rapidamente, ancorando-se aqui no plano físico, nos nossos corpos, sabemos que a mente tem poder através da vontade, então quando se visualiza uma cor ou contempla o resultado que se quer está simplesmente impregnando seu subconsciente, é um trabalho mais profundo e está tudo bem não conseguir ou não se sentir bem com isso, existem outras formas de meditar sem visualizar ou decretar, o importante é estar presente Aqui e Agora.
Ainda sobre as cores, a cromoterapia é bem eficaz e reconhecida mundialmente. 
 
FN: Saudações LA!
Obrigado por participar e compartilhar suas dúvidas. Amigo, vou compartilhar contigo uma perspectiva: qualquer ação que desejares realizar, siga sempre pelo caminho que faz mais sentido ao seu fórum íntimo e que lhe traz o maior conforto possível. Você é e sempre será o Mestre de sua própria realidade e Senhor de seus caminhos. Portanto, meditar utilizando as cores por exemplo, se não lhe traz conforto; apenas silencie e sinta em plena atenção sua própria respiração que já será perfeito!
Muitas vezes, no meu caso, silencio minha mente ao contemplar as estrelas...minha atenção se dissolve em direção ao universo profundo, para além do brilho das estrelas...nesse momento entro em estado de paz, paz de espírito e me descolo por momentos deste mundo...medito.
Cada ser humano é um universo em particular e todos são perfeitos como são.
Siga sempre seu coração que tudo sempre estará na mais divina perfeição.

LAF: FN, bom dia Fernando. É por ai que vejo também. Grato.

VR: LAF, É bem isso querido, seguir o coração, o que nos faz sentir bem e em paz. Isso é meditar, seja de que forma for.

FVP: Gratidão a todos queridos irmãos e irmãs, saio mais uma vez muito feliz e um pouco mais iluminado e purificado com tanta sabedoria e amor irradiado por todos vocês. Grande beijo no coração de cada um. Namastê.

Fonte: www.pazetransformacao.com.br