Translate

sábado, 25 de agosto de 2018

PERDÃO


No último domingo, estudamos sobre PERDÃO.

Confira aqui o material compilado com o que foi abordado no estudo!

Para participar dos nossos estudos e contribuir com as discussões, acesse o Grupo de Estudos dos Ensinamentos dos Mestres na nossa página do Facebook clicando aqui. Os estudos ocorrem todos os domingos às 17:00h (horário de Brasília).

MATERIAL PARA ESTUDO
(acessar as mensagens completas clicando nos links, para melhor compreensão)

"Quando vocês incorporam dentro dos seus corações o verdadeiro amor pelos seus opressores, estão trazendo formas de ajudá-los através do perdão.Muitos de vocês passaram por muitas experiências em vidas passadas e hoje tem a oportunidade de convívio com alguns de seus opressores, com alguns que fizeram mal a vocês em momentos passados.Dentro do coração, vocês sentem um profundo sentimento de compaixão por esses irmãos, que estão aqui diante de vocês na tentativa de mais uma chance de fazerem certo. Na esperança de serem perdoados, mas em primeiro lugar, o propósito deles nessa encarnação não é ser perdoado por vocês, mas sim por eles mesmos.Eles já não conseguiam conviver com a consciência do mal que causaram, e escolheram vir novamente e esquecer. Nesse novo recomeço deles, terão oportunidade de trazer auxílio àqueles que causaram mal.Deem oportunidade aos seus opressores para que eles possam os ajudar. Perdoem se por algum momento eles errarem novamente, na tentativa incessante de acertar. Todos estão aqui para tentar acertar. Não alimentem a mágoa em seus corações e sim irradie amor e perdão para esses irmãos.Muitos que hoje desafiam vocês, em um primeiro momento chegam com certo medo diante de vocês, diante do desafio de fazer certo dessa vez. O medo por muitas vezes pode gerar uma reação agressiva por parte deles, e cometerem alguns erros novamente, mas deixem que vivam essa experiência, observem com amor as tentativas de acerto. Abençoem com o seu amor e perdão."

"Amados, venho na energia do amor e da luz divina, trazer a vocês o sabor da esperança e da alegria que apenas é alcançada através do perdão.Dentro do universo de possibilidades de aprendizados da matéria, muitas vezes é difícil conceber a ideia de que cada gota de perdão faz com que brilhe o néctar da purificação dentro dos seus corações.A cada gota que brilha a purificar as suas histórias, é um suspiro de alivio que vocês dão a recordar e sentir que estão aliviados de um peso que fazia parte das suas caminhadas, o qual não sabiam mais como suportar.Experimentam o sabor da Nova Era, esse sabor é doce como o néctar da flor, que desabrocha através do perdão, da superação do ego, em detrimento da personalidade humana.Vocês abraçam e acolhem a abundância, já não conseguem mais aceitar a ideia de que era possível viver envolvidos nas suas próprias verdades e vontades do querer do ego. É tão mais leve viver completamente entregue ao amor, ao perdão e ao acaso da vida.Estando conectados a energia do perdão, através da prática diária e afirmação do perdão em todos os momentos, das mais singelas manifestações do ego, vocês vão limpando, como gotas de luz, cada início de sofrimento... A cada gota derramada do néctar do perdão, mais um registro é iluminado, e dessa forma se abre um canal de fluxo energético da abundância de luz divina."

"...O perdão é algo que virá apenas com a experiência. O ser inicia a sua jornada na Terra com um pacote de informações armazenadas em seu registro akashico e que culminarão em se manifestar em atitudes e comportamentos, esses por vez causam dores em outros, pois a experiência terrena é algo que gradativamente faz com que sejam mais e mais expostas essas restrições. Dessa forma, os seres vão se ajustando aos poucos entre eles. Nós vamos nos ajustando ao meio onde vivemos. E é natural que, tendo construído a nossa personalidade nas certezas que trouxemos em nossos registros, acabarão por ser diferentes de todos os outros seres, pois cada apanhado de registros criara uma Personalidade específica..."

"Trago a vocês, queridos filhos, a fórmula para atingirem o perdão e a liberação de dores que vocês vêm carregando, como consequências de experiências vividas nessa mesma encarnação."


"Viemos a lhes falar sobre o perdão. O ato de se perdoar e de assim agir com seus irmãos. O perdão, junto à gratidão, são duas das energias mais poderosas que os levarão ao equilíbrio de seus corpos, ao bem estar, ao ser em ressonância com tudo o que é.Tratam-se, o perdão e a gratidão, de duas energias que permanecem unidas, pois é como se uma fosse o outro lado da outra. São distintas, porém indissociáveis. Não existe perdão sem gratidão, sendo a gratidão uma face do perdão... Sim, meus amados! O ato de perdoar é antes de tudo um ato de agradecimento por aquela experiência que os tornou maiores, mais elevados, menos infantis em seus aspectos ainda obscuros. Vocês olham para dentro de si e a dor ou rejeição que aquela experiência lhes causa, os leva a se superarem... A gratidão leva ao perdão porque os conduz à aceitação, ao reconhecimento da divindade interior de todos os filhos da criação, à confiança no fluxo e na providência divina. Quando nada mais for capaz de os retirar de sua maestria, de seu equilíbrio, então estarão em perfeita iluminação junto A TUDO O QUE É. Estarão a confiar que tudo está bem em toda a criação."


"A energia do perdão será essencial durante esse processo de conclusão do tratamento, pois é o que fará com que não voltem a repetir e então acabarem gerando mais restrições para que sejam limpas."

"O processo de aprendizado do perdão, e auto-perdão precisam se manifestar. Não há nada mais libertador do que o sentimento de perdão. Não se apegue mais ao que diz sua mente sobre quem você é, ou que necessitas mudar! Isso são afirmações dos padrões que aprendeu ao longo dessa experiência, que necessita se libertar."

"Os sentimentos de esperança e fé, filhos, brotam a partir do momento em que aprendem a cultivar o auto amor. A se perdoarem na vida atual, para então, curarem atos do passado que geram consequências em suas vidas atuais devido à lembrança, mesmo que inconsciente, de comportamentos que vocês mesmos condenam, e que experienciaram em vidas anteriores.Esses comportamentos, filhos, são os registros que vocês já superaram em experiências antigas e que hoje trazem aqui para que sejam tratados com a energia do perdão.Uma vida melhor é o que vocês pedem, meus amados filhos, mas a vida melhor começa a partir de dentro do seu coração, do sentimento de se perdoar."

"Com muito Amor, mostro a vocês agora, a caminhada que podem percorrer, caso seja da sua vontade transcender tudo o que o segura à dualidade.O caminho dessa transcendência, Meus Filhos, está no Amor e no perdão, a partir do puro sentimento do perdão, e começando pelo perdão a si mesmo. Começando em olhar para todas as suas relações e perdoar. Perdoar as suas atitudes. Perdoar o seu lado que não lhe agrada. Perdoar tudo o que aconteceu. Deixar de lado aquela birra, aquela insistência em mostrar o seu ponto.Isso é o perdoar, é “abaixar as armas”, Meus Filhos. Deixar todas elas entregues ao Amor e, assim, despir-se da “capa” que, hoje, os impede de receber a transcendência da Chama Violeta."

COMENTÁRIOS

SF: Boa noite queridos amigos, participantes, curiosos, comentadores e estudantes… :) Hoje iremos falar sobre o "Perdão". Com base no que nos dizem os ensinamentos dos Mestres que divulgamos acima. Começo por perguntar então; porque é importante o perdão? 

VR: Para a evolução espiritual? Para a própria ascensão? 

SF: VR, sim Vasco...sem dúvida...a libertação das restrições passa pelo perdão. 

PN: Boa noite! Gratidão Sofia por trazer este tema!! 

TF: Seria o perdão um ato de caridade? 

SF: TF, Olha a Tati!!! Bem-vinda :) Caridade....talvez.... bem visto... 

ES: SF, Boa tarde querida. Aqui em Fortaleza, CE., ainda é final de tarde. Grata. 

TF: Olha eu aqui! Estou pensando aqui que perdão é doação de amor. Aquele amor que a gente resiste em doar para quem fez algo de ruim para a gente. Então quando a gente abre mão do orgulho, perdoa e aceita dar esse amor, deve ser caridade em dobro rsrs…

SF: ES, Sim querida...mas eu estou em Portugal e esqueço que aí é cedo ainda...cá já são 21h30hs.

SF: TF, Deve dar mais pontos não é??? :D caridade em dobro... 

TF: SF, Ah deve dar sim!! heheheh... Porque não é fácil. Dar amor para quem é bonzinho é moleza, agora para quem machuca é um desafio e tanto. É Crístico!

SF: Bora dar amor a quem machuca a ver se o caminho se faz mais rápido? 

FN: Perdoar ao outro é perdoar a si próprio. Observo sempre o outro como uma parte de meu próprio ser. Então serão sempre lições a serem aprendidas, de que aquele que me fere, só fere se o mesmo eu nutro dentro de mim. O dia em que o perdoar, aceitando-o como um fragmento da Fonte, assim como sou em Essência, nada mais poderia me aprisionar na dor; mas apenas reconhecer que momentaneamente animamos diferentes personagens que como espelhos perfeitos nos ensinam a lançar luz sobre os cantos escuros que ainda carregamos nos calabouços de nossa própria alma.
O perdão sempre te leva ao amor.
O Amor sempre nos presenteia com a Cura.
A Cura nos liberta do dor, que tudo pacífica e harmoniza em nosso íntimo, trazendo a lucidez necessária da compreensão de que Somos Todos UM.
O perdão então, é sempre ao nosso próprio ser. 

SRVM: Porque ele nos libera.

SF: Sim...diria até que perdoar e pedir perdão quebra ligações cármica, liberta da obrigação de retribuir algo ou de estar à espera que algo seja retribuído...então quebra ciclos repetitivos. 

PN: Quando guardamos magoas, dores e não perdoamos ao próximo e a nós mesmos, começamos a somatizar uma série de sintomas que podem nos levar, inclusive, a um estado de adoecimento. Por isso, é tão importante liberar estes sentimentos. 

SRVM: Sim a liberação do perdão é para as duas partes, compreender que perdoando também seremos perdoados, porque o perdão é para qualquer tempo e qualquer nível. 
SRVM: Perdão é a maior prova de amor.

FN: SRVM: Perfeito Silvia! Prova do Amor que tudo cura. 

LS: Porque ele nos liberta, sem dúvida nos sentimos mais leves, sentimos que iluminamos mais um aspecto do nosso ser e transformamos o sofrimento em experiência e sentimos gratidão.

VR: Que exemplos podemos dar de perdão a si mesmo? O que é perdoar a si mesmo antes dos demais? 

SF: Cometemos um ato de desamor contra alguém....perdoar a si mesmo, é aceitar que somos humanos e agimos emotivamente, e que aquele ato é fruto de toda uma história de vida que nos faz ser quem somos...e que certamente havia um motivo por detrás desse ato que se transformou numa experiência. E que certamente aquilo era importante para nós e para o outro...e por isso tudo está bem e nos perdoamos (sendo o oposto de culpar-se) por esse ato. E assim nos libertamos da necessidade de compensar algo, que nos mantêm atrelados a essas pessoas...quando não é necessário. 

VR: SF, Más então, e a lei do Karma? O fato de nos perdoarmos não faz com que esse ato de desamor a alguém volte para nós em situação idêntica?

TF: Talvez pela lei do Karma, nos perdoarmos não seja o suficiente pra que a lição não tenha que ser aprendida. Senão, perdoar resolveria e anularia todos os Carmas. Acho que não é bem assim né? Seria bom se fosse... 

TF: Penso também que quando perdoamos alguém, estamos perdoando a nós mesmos, porque se fomos machucados é porque em algum ponto atraímos aqui e estávamos vibrando em frequência semelhante ao agressor. Já que somos espelhos, o perdão que se estende ao outro é na verdade o perdão a nós mesmos.

DM: Perdoar a si mesmo, é aceitar nossas imperfeições, aceitar nossas falhas e amar cada uma delas. Quando aceitamos, fica mais fácil perdoar a si mesmo e ao outro. 

SF: VR, pode voltar a nós...mas se olharmos com sabedoria reconhecemos isso...e não reagimos a esse ato...e se não reagirmos, não alimentamos mais aquela energia e acaba-se esse ciclo.

FN: VR, não necessariamente retorne de forma idêntica. Temos de compreender que somos responsáveis por tudo aquilo que plantarmos, ou seja, o plantio será sempre opcional, más a colheita é sempre obrigatória. Se agimos num ato de desamor e depois nos perdoamos, aprendemos a encontrar o amor dentro do nosso ser, más isso não quer dizer que não iremos colher de alguma forma as lágrimas que outrora fizemos o outro derramar ou a raiva que causamos. A Existência clama autenticidade, as leis do Todo clamam integridade. Se erramos e nos arrependemos, demos o primeiro passo para a compreensão de que todos os seres buscam a mesma felicidade que eu próprio. Então, é natural quando nos fazemos lúcidos do amor puro que todos buscam, que nós mesmos desejemos corrigir os desvios que por egoísmo ou atitudes efêmeras tenhamos feito uso quando nos foi conveniente naquele momento.

SF: Aqui falamos também do auto perdão...é igualmente fundamental…

CS: Olá, Boa tarde! O perdão é um sentimento muito necessário para liberar outra gama de sentimentos...o perdão por si só não é um exercício mental, uma vez que este é o início. Inúmeras vezes eu recorria a uma cantiga “Para que eu saiba perdoar ". Para conseguir perdoar.... muitas vezes eu acreditava ter perdoado...daí o ressentimento se manifestava...e eu não havia perdoado...daí me questionava, porque eu não consegui ou não consigo perdoar? Daí a partir de muita observação, oração, reflexão...Hooponopono....invocação da chama violeta.... entendi que primeiro precisava me perdoar...me perdoar de verdade. Me encher de um amoroso perdão...a tal ponto que perdoar o outro seria mais fácil, assim me liberava mais da culpa, da rigidez e poderia experimentar a leveza, a compreensão e a tolerância comigo mesma. Perdão é tão importante quanto qualquer outra necessidade emocional, desta forma, me acalmo, torno o meu ser sereno.... até chegar um ponto que não precise mais perdoar...porque nem vou mais me ofender... 
MM: Perfeito. Assim como Mestre Jesus na cruz. Assim como Mestre Gandhi.

MM: Não tinha o que ser perdoado porque o amor ultrapassava qualquer fronteira e não existia ofensa.

FN: MM, sim! Más neste ponto, estais unificadas ao Amor Incondicional! Aqui o ego já não reage com apego ou aversão pois o Amor transborda de si. 

PN: Em primeiro lugar é importante perdoarmos a nós mesmos, pois se não somos capazes de nos perdoarmos, não poderemos perdoar ao próximo…

BA: Boa noite amados! O perdão é essencial, libertador sim, mas às vezes é muito difícil! Quando você não perdoa uma pessoa na verdade é um aspecto seu que você está a identificar! Por exemplo, aconteceu de uma colega de trabalho prejudicar uma amiga muito querida! Fiquei tão desapontada com ela e não conseguia perdoá-la por mais que rezasse para isso! Aquela situação me incomodava muito até o dia que resolvi soltar esta carga! Fui lá e conversei com ela; dei-lhe um abraço e tudo se dissolveu! Aí entendi que não era ela e sim eu mesma que não conseguia perdoar! ?

LS: Agora colocar ele em prática não é tão simples, é muito complexo. Gostaria de saber o seguinte; você sabe que é necessário o perdão, más você não consegue, não sente o perdão nascendo do nosso coração. Não consegue fazer o Hooponopono. Você sabe que é necessário mas ainda não é isso que você sente. Você ainda sente o desejo que a pessoa que te prejudicou tenha o retorno do que ela fez?

PN: LS, realmente não é fácil colocar em prática, porém devemos praticar e tentar nos liberar de nossas sombras, acolhendo-as com amor, pois como a Sofia disse, é entender aquela situação como experiência e extrair aquilo que servirá para o nosso crescimento. Pois todas as situações que são colocadas diante de nós contribuem para a nossa evolução.

TF: Muitas vezes em momentos de raiva eu desejo que a pessoa que me fez mal sofra muito. Em outro momento eu simplesmente consigo agradecer pela lição que ela trouxe para minha vida. Sei que em algum momento essa dualidade vai embora e serei capaz de perdoar de todo meu coração, mesmo nos momentos em que a dor da ferida que ficou aberta é grande demais. Não me cobro e não apresso o tempo das coisas. Tenho certeza que a minha própria maturidade para perdoar virá com as lições que eu ainda vou aprender. E aí eu vou me perdoar também. Somos humanos, afinal. 

VO: Como sempre falo, acho que o perdão também é um processo. Ele não é um querer, ele brota do coração, já está lá e só desperta com o seu entendimento.

 SF: LS, Na verdade, os Mestres falam da ligação entre o perdão e a gratidão. São duas faces do mesmo. Para perdoar é necessário sentir verdadeiramente a gratidão pela experiência. É entender que a experiência era necessária para a nossa evolução e que aquela pessoa foi escolhida para desempenhar esse papel. Quando vemos dessa forma e somos profundamente gratos, então surge o perdão.
VO: Sim Sofia, entendimento, que nasce do auto amor.

SF: Sobre o perdão - Mestre Saint Germain
"Viemos a lhes falar sobre o perdão. O ato de se perdoar e de assim agir com seus irmãos. O perdão, junto à gratidão, são duas das energias mais poderosas que os levarão ao equilíbrio de seus corpos, ao bem-estar, ao ser em ressonância com tudo o que é. Tratam-se, o perdão e a gratidão, de duas energias que permanecem unidas, pois é como se uma fosse o outro lado da outra. São distintas, porém indissociáveis. Não existe perdão sem gratidão, sendo a gratidão uma face do perdão... Sim, meus amados! O ato de perdoar é antes de tudo um ato de agradecimento por aquela experiência que os tornou maiores, mais elevados, menos infantis em seus aspectos ainda obscuros. Vocês olham para dentro de si e a dor ou rejeição que aquela experiência lhes causa, os leva a se superarem... A gratidão leva ao perdão porque os conduz à aceitação, ao reconhecimento da divindade interior de todos os filhos da criação, à confiança no fluxo e na providência divina. Quando nada mais for capaz de os retirar de sua maestria, de seu equilíbrio, então estarão em perfeita iluminação junto A TUDO O QUE É. Estarão a confiar que tudo está bem em toda a criação."  

SRVM: No momento que aprendemos a não nos ofender, já estaremos agindo com amor, porque não vamos precisar perdoar porque não terá ofensa, e já seremos mais unidos em propósito maior. 

SF: E como aprendemos a não nos ofendermos? 

PN: Essa é a parte mais difícil.. rsrs 

PN: Acredito que acolhendo com amor nossos sentimentos inferiores, olhar para eles como uma criança que precisa de atenção. Porque na verdade é só o nosso ego que está se sentindo ameaçado, então, a melhor forma é enviar muito amor para a situação. Hooponopono!

DM: Boa pergunta S, como fazer com que o ego não encare aquilo como uma ofensa? Acredito que olhando a situação com amor, não julgando, tentando entender o outro, suas emoções e sentimentos, colocando -se no lugar dele. É uma prática que ajuda a dissipar o sentimento da ofensa. 


FN: Se lá não estiveres, o que poderá ofendê-la?
Sua atenção, seu foco, sua individualidade pertence a você e somente você pode escolher passar pela porta ou se manter a segura distância. 

SRVM: Ao olharmos para dentro de nós, entendendo que erramos também, e que às vezes, as nossas escolhas não são corretas em algum momento, e que todos podem cometer erros, então começamos a ser tolerantes, e acolhendo. 

SF: :) sim, concordo Amada.

ES: Para podermos perdoar, temos que nos perdoar primeiro, para podermos perdoar o outro com o coração sem culpa de pensamentos negativos. Com o erro do outro, começamos a julgar antes de sabermos o porquê que causou o sentimento negativo em nosso ser. O PERDÃO é um sentimento puro e sincero que sai do nosso âmago. Nem todo ser humano tem essa grandeza de perdoar simplesmente.
É onde entra, o AMOR.
Se você não tiver esse sentimento lindo chamado "Amor", como você vai chegar pro outro, e perdoar com sinceridade?
Nós temos que nos interiorizar, vermos o nosso coração e encontrar esse sentimento AMOR, e assim seremos capazes de perdoar.
Será que me expliquei bem, o que saiu do meu coração?
Boa tarde, amados!  

MM Lindo! Só amor nesse estudo de hoje. 

SF: Isso ES...o AMOR :)

SRVM: Às vezes algumas pessoas vem nos ensinar algo, e o que acontece, nosso Ego não aceita a lição que temos que passar, ai que acabamos nos ofendendo em vez de ser gratos pelo momento de aprendizado.

SF: É mesmo...creio que falta de humildade leva à ofensa...o orgulho é que se ofende....e o orgulho é a falta de humildade...então tudo está relacionado.…

SRVM: Temos que aprender a desenvolver humildade, simplicidade e a sabedoria para alcançar a evolução do nosso Ser.

VO: SF, Está aí o ponto, orgulho.

JA: O tema de hoje está me remetendo muito ao estudo da semana passada sobre o auto amor.

PN: JA, Verdade! Tudo está conectado, uma coisa liga a outra! Sem o auto amor, não existirá o perdão. 

SF: Uma vida melhor – Mãe Divina
"Os sentimentos de esperança e fé, filhos, brotam a partir do momento em que aprendem a cultivar o auto amor. A se perdoarem na vida atual, para então, curarem atos do passado que geram consequências em suas vidas atuais devido à lembrança, mesmo que inconsciente, de comportamentos que vocês mesmos condenam, e que experienciaram em vidas anteriores. Esses comportamentos, filhos, são os registros que vocês já superaram em experiências antigas e que hoje trazem aqui para que sejam tratados com a energia do perdão. Uma vida melhor é o que vocês pedem, meus amados filhos, mas a vida melhor começa a partir de dentro do seu coração, do sentimento de se perdoar." 

JA: SF, que mensagem, amada!! Uau! Vou compartilhar! E guardar no coração! Agradeço.

SF: Neste trecho há um aspecto importante a ter em consideração, vejam: Uma vida melhor – Mãe Divina
"Os sentimentos de esperança e fé, filhos, brotam a partir do momento em que aprendem a cultivar o auto amor. A se perdoarem na vida atual, para então, curarem atos do passado que geram consequências em suas vidas atuais devido à lembrança, mesmo que inconsciente, de comportamentos que vocês mesmos condenam, e que experienciaram em vidas anteriores. Esses comportamentos, filhos, são os registros que vocês já superaram em experiências antigas e que hoje trazem aqui para que sejam tratados com a energia do perdão. Uma vida melhor é o que vocês pedem, meus amados filhos, mas a vida melhor começa a partir de dentro do seu coração, do sentimento de se perdoar." 

SF: Aqui existe uma chamada de atenção para o facto de ser importante perdoar todo o tipo de atos que condenamos nos outros. São atos que já praticamos em vidas passadas, e o facto de hoje não aceitar isso nos outros causa um bloqueio em nós. Porque não perdoamos a nós mesmos por ter feito essas coisas.... então é fundamental não condenar, julgar, etc... porque isso é só um aspecto nosso de vidas passadas.... <3 Aqui entra o perdão...o auto perdão por termos cometido tais atos…

BMB: O perdão é o ato mais elevado da Fonte Divina. Saber perdoar é ser homem em unidade, uma das mais sublimes formas de virtudes associadas à compaixão e liberdade do espírito elevado.

PN: "Não reagir ao ego das pessoas é a forma mais eficiente de não só superar o nosso ego, como também de dissolver o ego humano coletivo. No entanto, nós só conseguimos deixar de reagir quando nós somos capazes de reconhecer o comportamento de alguém como resultado do ego. Quando compreendemos que o que as pessoas nos fazem não é nada pessoal, esse hábito que nós temos de reagir ao outro, desaparece. E, não reagindo ao ego das pessoas, muitas vezes nós podemos fazer aflorar nelas a Consciência. A não reação não é uma fraqueza, mas é a maior força que nós podemos ter, é o autodomínio que nos dá o verdadeiro poder. Perdoar a si mesmo e as outras pessoas e ver além do ego, é enxergar a sanidade que há em cada ser humano como sua verdadeira natureza." Mabel Cristina"

SF: Perfeito! :)

DM: Isso mesmo <3

FN: A não reação é um ato de compaixão! É enxergar além das aparências, é olhar para a chama de vida que anima o outro e não para as formas passageiras. 

SF: Reparem também que o perdão é o oposto da culpa...ele liberta da culpa em relação a si mesmo e ao outro. E culpar o outro é o caminho que leva depois à vitimização. Então perdoar liberta da culpa e da vitimização!

PN: Verdade S, quando passarmos do estado de vítimas para seres conscientes da nossa realidade e saber que nós somos os responsáveis por tudo aquilo que aparece em nossa vida iremos entender que não existem culpados. Somos os únicos responsáveis pelas criações em nossas vidas.

TF: Sim, pois se tudo é aprendizado, não somos vítimas de nada. O aluno não é vítima do dever de casa, faz parte do caminho. Se nada é por acaso e tudo é colocado no nosso caminho como aprendizado, então não há nem o que ser perdoado. É que na hora da dor, nosso instinto natural é reagir e revidar, seja com outro tapa, seja com ódio e culpabilização. Talvez a gente deva dar a outra face com mais frequência... 

BMB: Eu por vezes sinto que o perdão é tão divino, que nós homens, mesmo elevados, poderemos só sentir a compaixão por alguém. Não nos esqueçamos que existem casos extremamente complexos na humanidade. 

SF: Transcendendo as Relações - Mestra Pórtia
"O caminho dessa transcendência, Meus Filhos, está no Amor e no perdão, a partir do puro sentimento do perdão, e começando pelo perdão a si mesmo. Começando em olhar para todas as suas relações e perdoar. Perdoar as suas atitudes. Perdoar o seu lado que não lhe agrada. Perdoar tudo o que aconteceu. Deixar de lado aquela birra, aquela insistência em mostrar o seu ponto. Isso é o perdoar, é “abaixar as armas”.

PN: Excelente!! 

SF: As Gotas do Perdão e a Abundância Material - Lady Kuan Yin - "Estando conectados a energia do perdão, através da prática diária e afirmação do perdão em todos os momentos, das mais singelas manifestações do ego, vocês vão limpando, como gotas de luz, cada início de sofrimento... A cada gota derramada do néctar do perdão, mais um registro é iluminado, e dessa forma se abre um canal de fluxo energético da abundância de luz divina.”

SF: Não será também o fato de se ver envolvido numa experiência em que surge a necessidade de pedir perdão, um jogo divino para nos levar a trabalhar a humildade? 

TF: Não me sai da cabeça:
Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Oração de São Francisco

SF: Que lindo <3

SF: Nesse caso, pedir perdão é um ato de humildade também…
BMB: Eu vou dar um suposto exemplo em que o perdão é completamente sabedoria divina: alguém comete homicídio a um filho nosso na nossa frente.... Compreendem da força divina do perdão?? Conseguem identificar que virtude elevada humana poderia surgir daí?? Convido todo o grupo a refletir 

TF: Amor incondicional?

BMB: Tatiane a minha intenção é só que haja reflexão, ok?? <3

TF: BMB, Sim sim... foi o que me veio à mente.. amor incondicional :)

BMB: :)

TF: A situação mais dura de perdão pra mim foi na verdade quando eu mesma magoei profundamente uma pessoa que me amava, que confiou em mim e que eu deixei na mão. Sofri por bastante tempo porque eu não conseguia me perdoar, até que pedi perdão novamente e a pessoa me disse para eu me perdoar. E então eu fiquei bem. Eu não precisava do perdão dela, só do meu mesmo. Não podemos esquecer que nós mesmos também somos agentes transformadores na vida daqueles que passam por nós e que muitas vezes isso quer dizer que vamos ter que magoá-los. Como os pais tem que negar os desejos dos filhos para educá-los. As pessoas que mais me ensinaram e transformaram na vida foram aquelas que mais me machucaram e tenho muita gratidão por isso, por mais que ainda seja difícil em alguns momentos. O caminho do perdão não é uma linha reta, por que nós mesmos não somos seres que andam em linha reta sempre. As vezes a gente precisa de várias experiências para compreender e perdoar. É uma jornada. 

SF: Perfeito...é isso mesmo 

CF: Perdoar assim como não se sentir ofendido é observar o próprio aspecto existencial em sua impermanência e não se fixar em ideias raízes que deseja que tudo seja conforme nossa percepção não se esquecendo que em cada fase teremos novas malhas de aprendizado com o intuito de fazer expandir nosso nível de consciência. Aceitar os lados inversos da moeda em sua polaridade é compreender que tudo tem sua razão de ser. Sempre lembrando que o outro sempre terá algo a nos oferecer que ainda precisamos aprender, caso contrário não estaríamos passando por essas experiências. Quem perdoa e se perdoa se liberta e passa a viver sem amarras que o sufoca vive livre e passa a computar tudo como experiência sabe discernir entre o que convêm daquilo que não convêm. Lembrando que não se trata de uma tarefa simples mas de sumária importância... 

TF: Aceitação e gratidão 

VO: Me emocionou muito essa parte da mensagem que a Michele Martini canalizou,... vocês sentem um profundo sentimento de compaixão por esses irmãos, que estão aqui diante de vocês na tentativa de mais uma chance de fazerem certo. Na esperança de serem perdoados, mas em primeiro lugar, o propósito deles nessa encarnação não é ser perdoado por vocês, mas sim por eles mesmos... 

MM: Essa encarnação veio a me ensinar muito sobre perdão 
VO: MM, E a mim sobre o auto perdão 

SF: Talvez a ofensa seja natural do ser humano. Estamos a viver como humanos, com emoções, não há mal em ofender-se...só em permanecer nesse estado. Então vejamos, temos uma experiência que serve para evoluir. Temos emoções, ofendemo-nos, reconhecemos tudo como uma aprendizagem, agradecemos, perdoamos e passamos a uma nova experiência. Dizer que quem se ofende é ego talvez seja verdade mas não é muito realista, porque temos e vamos continuar a ter ego. Então essa seria uma forma leve de encarar tudo isso ;) O que acham? 

TF: Eu acho que o sentimento de ofensa é só um alerta pra gente olhar pra algum aspecto que aquele ato despertou. E é bom, porque senão, de que outra forma a gente ia saber o que tem que melhorar? 

SF: TF, Exatamente... 

BMB: Sofia eu acredito que estamos todos a vivenciar emoções, sentimentos e individualidades para sentirmos dentro de nós a verdadeira aproximação à Fonte. Eu sinto que há situações humanas que são bastante complexas, daí as experiências das encarnações, para estar cada vez mais em ligação com o Universo <3

SF: BMB, sim, concordo. Viemos aprender sobre emoções, ser mestres das emoções. Ofender-se é uma emoção. Temos agora é que ser mais sábios quanto ao que fazemos com elas. 

DM: Sim Sofia, e com o tempo , com a maturidade, nos tornamos menos reativos, sentimos menos a ofensa. Isso vem das inúmeras experiências vividas, da sabedoria adquirida dessas experiências. 

CF: Estou triste e aborrecido chegando ao ponto de guardar ressentimento que dói ao relembrar a decepção e a frustração que alguém me fez passar. Quem que criou essa expectativa que ninguém em hipótese alguma não faria você sentir-se assim... Idealizamos muitas "coisas" com a nossa imaginação depois quando o nevoeiro da ilusão se dissipa saímos a procura dos responsáveis para culpá-los "perdendo" uma preciosa oportunidade para ascender nosso nível de consciência e assim não precisarmos de uma nova dose dessa amarga lição. Zona de livre arbítrio é onde se aprende por experiência própria recebemos de volta tudo que lançamos ao universo... Voltemos para nós mesmos e observemos o amor nos instruindo e nos educando onde perdoar e se perdoar é mais um processo na arte de se amar amando. 

VO: Acho que a não reação da ofensa com entendimento 

SF: Entender e não reagir a essa ofensa é isso que diz VO?

VO: SF, Sim 

SF: Sim...concordo :)

VO: Não digo que é fácil, eu mesma vivo esse desafio várias vezes ao dia, tenho entendimento e mesmo assim reajo, mas ele está diminuindo com a prática da empatia, compaixão e gratidão pela pessoa envolvida, claro com um limite saudável.


SF: Queridos, o estudo foi muito rico em participações. Cheio de reflexões, de partilhas.... muito grata a todos. Temos agora uma semana para absorver e praticar :). Ficam aqui muitos comentários que irei reler e convido todos a fazer o mesmo. Estes estudos são acompanhados pela energia dos Queridos Mestres que do outro lado do véu inspiram a cada um a trazer algum comentário, alguma reflexão e por isso ficam impregnados de Amor e Sabedoria. Desejo a todos uma boa noite e claro convido a que continuem a deixar os vossos comentários. Beijinhos e Abraços

TF: Boa noite, querida! Só amor e luz nesse grupo! <3 

E A DISCUSSÃO ILUMINADA CONTINUOU...

VO: "O perdão é o final iluminado de todas as histórias, por libertar os personagens envolvidos na trama. Mais ainda, o perdão cura o mal que nos corrói. O perdão é primordial para os voos mais altos, não apenas por nos desamarrar do chão ou por nos tornar leves ao esvaziar a bagagem desnecessária que teimamos em carregar, mas, principalmente, por nos fazer entender o perfeito tamanho das nossas asas".

FVP: Boa noite irmãos e irmãs gratidão a todos, tema delicado, como sempre aprendo muito com todos, pois sou apenas um humilde aprendiz . 

LF: Saint Germain nos deu a chave da transcendência através da invocação da chama violeta que é a chama consumidora dos erros do passado e do presente para que não tenhamos que sofrer as consequências do atos inocentes e pueris de nosso ego. 

SF:_Ainda sobre a importância de perdoar a si mesmo:
Quando nos perdoamos, libertamos a CULPA, a qual originava em nós sentimentos de NÃO MERECIMENTO. E esses sentimentos de não merecimento (ainda que inconscientes por vezes) bloqueiam a abundância na nossa vida. No fundo não nos sentimos merecedores de abundância e por isso ela não se pode manifestar...existe uma força contrária em nós, uma oposição, ainda que mentalmente queiramos essa ABUNDÂNCIA, vamos manipular, atrasar e impedir que ela ocorra....

"Estás perdoada(o), liberta essa culpa, tudo aconteceu exatamente como devia acontecer. Nada se pode manifestar sem a vontade superior. Tu foste agente de transformação na vida de outros seres. Tal como tu necessitavam experienciar emoções, situações que fazem parte do seu plano de encarnação. Entende também que outros assim agiram para permitir o teu plano. Tudo é perfeitamente alinhado segundo o plano superior. Tu és um(a) amado(a) manifestação de Deus Pai/Mãe merecedora de todas as bênçãos e de toda a abundância na tua vida. E assim é." 

LF: Gratidão SF


IR: Namastê 

Fonte: www.pazetransformacao.com.br