Translate

sábado, 21 de julho de 2018

FAQ - Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)



Há uma explicação para a manifestação do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), espiritualmente falando? Vocês poderiam me auxiliar com algum direcionamento sobre como lidar com essa questão e como direcionar as pessoas com esse transtorno de forma a conseguir algum alívio para eles? Gratidão, pelos ensinamentos.

Resposta:

Toda doença da alma origina da contenção dos sentimentos, de não se libertar a verdade que clama mais forte para ser externalizada no ser.
O que prende ao ciclo de obsessão desse transtorno, é apenas a contenção da ação. É a mente que, ao mesmo tempo que cria a necessidade de agir, realizando uma ação, a condena e limita, dizendo repetidamente mentalmente para não realizar tal ação. E então o individuo fica viciado nesse ciclo, onde ele entende que a necessidade é tão forte, mas que ele é impedido de realiza-la, e isso alimenta o vício.
A melhor forma de liberar essa energia contida, é despertar esse ser à verdade de todos os sentimentos que carrega e que não quer liberar. Da mesma forma que está contendo dentro de si uma emoção, está contendo a ação, o movimento repetido. E por isso prendeu-se sozinho no padrão de dor e sofrimento, que transforma sua mente no seu obsessor controlador, que julga e condena a ação e a impede de ser realizada.
Procure despertar nesse individuo a verdade de suas emoções, de seus anseios mais íntimos. Ele carrega emoções e vontades que tem vergonha de expor, e a vergonha é ilusória, pois é uma forma de controle criada por ele mesmo para que limite sua ação, o mantendo dentro da doença mental. Muitas vezes há a vontade interior de realizar uma ação que é condenada pela sociedade, ou que dentro da mente desse individuo há um registro que diz a ele que sofrerá algum tipo de julgamento quando expor o sentimento ou ação que contém para si.
Enquanto não liberar isso para fora, continuará a manifestar o transtorno obsessivo, que é nada mais que o corpo procurando formas de liberar emoções contidas descontroladamente.
Trabalhe formas da pessoa falar o que sente, de escrever para si mesma, ou mesmo de alimentar nela a coragem de dizer o que carrega de mais intimo e que julga em si mesma e dessa forma criou um bloqueio para que seja exposto a ela mesma e para alguém. Construa uma relação de confiança, mostre exemplos de fatos que são normalmente julgados e que são comuns e aceitos por você. Mostre de forma a desmistificar essa crença de que algo deve ser julgado, de que existe certo ou errado. Ajude-a a quebrar a crença de que algo necessita se encaixar em aceito ou não aceito. Apenas esse caminho a curará definitivamente da compulsão. 

Michele Martini

Fonte: www.pazetransformacao.com.br