Translate

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

FAQ - Como podemos nos livrar do medo, no meio de tanta violência?




Como podemos nos livrar do medo, no meio de tanta violência?


Resposta:

O medo de algo externo nada mais é do que a não aceitação das próprias imperfeições.
Escondemos de nós mesmos aquilo que condenamos, julgamos. E estendemos ao externo tal julgamento como um reflexo daquilo que guardamos para não mostrar a ninguém.
Podemos dizer que controlamos a nossa ira, o sentimento de ódio e violência que temos dentro de nós. Mas dessa forma acabamos por impedi-lo de se curar, manifestando-se.
Quando temos medo da violência do ambiente onde vivemos, das ruas e dos locais externos, é apenas o nosso julgamento nos dizendo que aquilo não é aceitável. Que tal ambiente ou região não é aceito por nós, o condenamos pelo que vemos. Apenas porque recusamos a olhar a beleza que há em todas as manifestações de vida.
Através da vivência no meio da violência externa, observado e atentando-se ao sentimento que desperta em nós, podemos perceber o quando somos julgadores e não irradiadores de amor e paz.
Como então podemos querer um ambiente sem violência se não somos capazes de olhar a tudo isso com amor? O julgamento é algo que nasce do ego, do instinto de defesa interno, daquele que nega ver a imperfeição dentro de si. E então, para conseguir livrar-se desse sentimento de medo, é necessário deixar sair aquilo que está guardando dentro de si, permitir que se manifeste, e acolher com amor para a cura.
Apenas através do amor todas as curas poderão acontecer, a cura do medo, da violência, do preconceito e também daqueles aspectos inferiores que guardamos escondidos de nós mesmos, pois os julgamos e não os aceitamos.
Para dissipar o medo, basta olhar a violência que causa medo, irradiando amor. Difícil sim, mas apenas quando não se aprendeu a amar a violência dentro de si mesmo.