Translate

Orixá Oxalá


SOBRE O ORIXÁ:

Oxalá manifesta a unidade, o Cristo. Ele representa a tríade, do espírito, coração e emoção. Ele ancora em seus filhos a mais pura paz do cristalino, levando-os à cristalinidade da alma. Ele guia todos os que estão sob seu campo de irradiação na mais pura luz branca e equilibradora, pois os faz retornar aos anseios superiores espirituais.
É o orixá da fé, pois tudo se baseia na fé no Divino Criador. É o conhecedor mais profundo da alma humana.
Fortalece nosso íntimo, nos conduzindo ao encontro de Deus, estimulando o despertar da fé e da espiritualidade em todos os seres.
Traz a simplicidade do cristalino, onde nada se mostra, nada se forma, apenas manifesta a luz, torna os seres límpidos e cristalinos, simples, para que a luz permeie.
Ele é a compaixão, é a energia cristalina que irradia por todos os seres e permeia todos os elementos. Congrega todos e todas as formas de energia em um único ideal. Desperta nos seres os mais nobres sentimentos de devoção e fé. Ele é paz, harmonia, esperança e confiança em Deus e na providência Dele.
Quando está em equilíbrio
Quando está em desequilíbrio
Alegre
Teimoso
Emocional
Preguiçoso
Compadecido
Lento
Humilde
Calado e temperamental quando é contrariado
Cuidadoso, equilibrado, responsável
Na velhice, irritado e rabugento
Perseverante
Tendência a abandonar um trabalho quando entendeu como funciona
Generoso e respeitoso
Desligado do ambiente
Perfeccionista
Isolamento
Curioso
Desprezo a coisas materiais
Reflexivo
Melancólico
Planejador
Impaciente
Intuitivo
Fanático iludido ou descrente
Lógico e eficiente
Briguento e Ranzinza
Impõe respeito
Perverso, Cruel e Perigoso
Sábio
Autoritário e mandão
Fraterno
Mania de limpeza e de superioridade
Paciente
Excesso de franqueza
Inteligente e criativo
Frio
Fiel nas amizades
Vaidoso
Tolerante
Inconstante e Agressivo
Perceptivo
Amua ou zanga-se facilmente
Calmo e tranquilo
Crítico e sarcástico com o sentimento das pessoas

CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO FILHO DE OXALÁ (QUANDO O ORIXÁ REGE A CABEÇA):

Tem a sua natureza íntima no elemento cristalino, que lhe determina quietude, silêncio e capacidade de observação, autodomínio e sublimação das emoções.
Calmos e tranquilos até mesmo nos momentos mais difíceis.
O elemento cristal, por estar ligado à espiritualidade, o faz introvertido, com anseios superiores e espirituais, de natureza religiosa, compenetrada, simples, sábia, congregadora, fraterna, paciente, resignada e tolerante.
Parece velho desde a mais tenra idade, mostrando-se voltado ao seu interior. Com isso impõe respeito são paternais, calmos e serenos, reservados, dignos de confiança. Costumam a agir em silencio, sempre obstinados.
Apesar de serem amáveis e prestativos, nunca se rebaixam a ninguém.
Destaca-se facilmente em qualquer ambiente porque conversa e discute bem qualquer assunto, abordando temas e teorias com entusiasmo, pois sua mente está sempre trabalhando para derrubar ou comprovar teorias existentes.
Tímido e introvertido com pessoas que não conhece, mas confiante junto a pessoas do seu convívio.
Raramente vive de acordo com os valores mundanos, dedicando-se às ciências, às descobertas e às pesquisas.
Planejador, pensador, reflexivo, intuitivo e perceptivo, julga sempre com lógica e eficiência. Mas quando encontra oposição é um adversário notável, pois adora desafios.
Passa a maior parte do tempo dentro de sua própria mente, buscando clareza e valorizando o conhecimento e a inteligência acima de tudo.
Vive em um mundo de possibilidades teóricas, vendo como tudo pode ser melhorado e transformado. Pode ser genial, mas crítico em suas análises, ignorando regras e opiniões existentes. É original e nada convencional.
Tem capacidade de analisar problemas complexos e criar explicações logicas para eles, por isso não percebem o que as pessoas em sua volta estão sentindo e suas necessidades emocionais.
O sentimento é a função menos desenvolvida, tendo dificuldade de dar carinho e apoio nas relações íntimas. Também pode ter problema de auto engrandecimento e rebeldia social, o que interfere em seu potencial criativo.
Sempre na defensiva, retraído e pensativo. Distraído. Receia que as emoções lhe virem a cabeça. Amam, mas não sabem expressar o que sentem.
Quando orixá de cabeça, traz aparência física alta e magra, digna e majestosa, ostentando uma aura de dignidade. O ponto alto da vaidade masculina é encontrado nos filhos de cabeça de Oxalá, sempre preocupados em ser agradáveis e ostentar boa aparência. Mas são aparentemente frágeis e psiquicamente delicados, friorentos e sujeitos a resfriados. Qualquer excesso pode desregular a saúde.
Não gosta de sujeira, barulho, desordem, brigas e confusões. É independente, autônomo, teimoso e determinado, nada sujeito a influências.

EQUILIBRANDO-SE COM O ORIXÁ:

Deve-se trabalhar sempre as suas dificuldades e perturbações, assim como suas limitações, tendo como parâmetros a fé e a pureza de sentimentos.
Deve desenvolver cada vez mais principalmente a fé, fraternidade, amorosidade, compenetração, simplicidade, persistência, religiosidade, humildade, alegria, bondade, tolerância, pureza, esperança, paciência, perseverança, resignação e capacidade de perdoar.

Fonte: www.pazetransformacao.com.br