Translate

Orixá Iroko




SOBRE O ORIXÁ

Iroko representa o tempo e rege a ancestralidade, considerado um dos mais antigos Orixás, foi a primeira árvore plantada na terra, utilizada como canal de conexão e assentamento por onde vieram todos os demais orixás, que sabemos, são forças que regem as energias da natureza e tudo o que ocorre nesse planeta.
Líder de todos os espíritos das árvores sagradas, Iroko rege o tempo de tudo o que acontece, inclusive a respeito das atuações dos demais Orixás, direcionando o início e o fim de todos os ciclos.
Está presente em diferentes culturas, se apresentando como formas diferenciadas, como o leão alado Enki na Babilônia e Mesopotâmia, sendo responsável pelos humanos desde o seu nascimento até o infinito espiritual. É Viracocha na cultura Maia, e Teotihacan na cultura Inca, ambos também responsáveis pelo início e fim de tudo. Também é Chronos na Grécia, deus do espaço e do tempo, e Anubis no Egito, que guia a passagem sem fim do nascimento ao vale da morte.
Na África é representado pela árvore com o nome Rôko ou Iroko (Milicia excelsa), também conhecida como Amoreira Africana, e no Brasil está relacionado à arvore Gameleira Branca ou Figueira Branca (Ficus gomelleira ou Ficus doliaria), como assentamento da sua energia, protegendo a natureza, os animais e a ancestralidade. Costuma-se amarrar um laço branco ao redor do tronco como sinal de respeito ao Orixá. A árvore, imponente, traz energia assentada do Orixá, que atua fortemente na proteção das crianças e dos animais que a ele pedem auxilio ou que a ele se conectam.
É o orixá das florestas, das árvores, do espaço aberto e livre da natureza.
Fortemente relacionado com a magia, carregando a mesma em suas raízes. Uma árvore Iroko, quando cai, espalha-se brotando em novos lugares, de onde vem a mitologia das árvores caminharem. Iroko caminha como mágica.
É muito respeitado por representar toda a ancestralidade do humano, as suas raízes, trazendo assim a proteção divina, nossos pais, avós, bisavós, nosso sangue. Governante do tempo e do espaço, das coisas absolutas e abstratas da natureza e do cosmos, Iroko cobra nossas ações segundo as leis do carma.
Está relacionado à longevidade, à durabilidade das coisas, por estar ligado à Árvore da Criação. É a própria representação da dimensão Tempo.
Apesar de estar ligado e assentado na energia da árvore, esse orixá não tem morada, ele mora no tempo, pertencendo aos elementos terra, fogo e ar, responsável pela ligação e separação entre terra e céu, também ligado à cura.
Muito invocado para cura de doenças como a leucemia e a hemofilia, para auxilio nos processos menstruais das mulheres, no equilíbrio e no auxilio relacionado à fertilidade. Também atua em questões como desaparecimento de pessoas, problemas de saúde e também mentais.
Iroko é por excelência a morada dos ancestrais. Jamais uma dessas árvores pode ser derrubada sem trazer sérias consequências para a comunidade.



Quando está em equilíbrio
Quando está em desequilíbrio
Alegre
Comilão
Valente
Brigão
Decidido
Arruaceiro
Apaixonado
Metido
Afetuoso
Ciumento
Eloquente
Teimoso
Camarada
Turrão
Inteligente
Apegado a bens materiais
Competente

Generoso

Justo

Querido

Pioneirismo

Charme

Transgressor

Persistente

Sábio

Magia

Forte

Divertido e jovial até quando envelhece

Trabalhador



CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO FILHO DE IROKO (QUANDO O ORIXÁ REGE A CABEÇA)

Tendência a carregar forte sentimento de que nasceu no lugar errado, e com forte vontade de retornar para o local de onde veio, sentindo-se perdido.
Pode ocorrer dos filhos desse orixá apresentarem alergia ao pó doméstico, a cheiros fortes e a pelos de animais, pois esse orixá está associado ao aparelho respiratório, como também às pernas.
Adoram comemorar seu aniversário, sempre rodeado de pessoas e amigos, gosta de agradar e chamar a atenção para sim, adora se comunicar. Gostam de diversão e de cozinhar para os amigos, de dançar e de comer e beber bem. Pagam a conta de todos quanto tem dinheiro.
Excelentes cozinheiros e gostam de inventar receitas.
São sensuais e tem facilidade de se apaixonar e tem inclinação forte para a liderança, chamando as pessoas para junto de si e as movimentando para a ação.
Querido com os amigos, mas também terrível com os inimigos. Facilidade de reconciliação.
Dificuldade em guardar segredos.
Costuma prestar e pedir contas de tudo.
Gosta de luxo, buscando apegos na Terra.


EQUILIBRANDO-SE COM O ORIXÁ

Os filhos de Iroko, devem estar sempre atentos principalmente aos desequilíbrios gerados pelos excessos, de bebida, álcool e alimentação em excesso, causando obesidade e problemas de saúde. O equilíbrio com esse orixá traz a harmonia com todos os recursos que a matéria oferece. Muitas vezes a busca por atenção e por ser o centro das atenções, afasta os filhos da energia positiva do orixá, que pode ser revertida quando esses filhos deixam despontar sua liderança nata, usando esse dom para levar a todos o senso de igualdade e de respeito pelos recursos que a terra, o solo oferece. A harmonização e o respeito pela ancestralidade, pelos pais, mães, avós, bisavós, e por todos os que passaram por esse planeta, também é algo que o filho de Iroko deve levar em sua palavra usando o seu senso de liderança como meio para promover essa verdade, trabalhando assim dentro de si mesmo esse equilíbrio e compreensão. Aprenderá a viver equilibradamente com todos os recursos físicos que o planeta oferece, com respeito e devoção, começando por uma alimentação onde há o respeito pelo elemental que está servindo como alimento, trazendo a gratidão, a devoção e a reverência pelas energias da natureza.

Fonte: www.pazetransformacao.com.br