Translate

segunda-feira, 5 de março de 2018

O Jogo da Vida - Osho


Recebemos a pergunta de um leitor a respeito das técnicas terapêuticas e do porque não trazem bons frutos nas vidas das pessoas. Os questionamentos eram pelo fato das pessoas não saberem o que fazer para resolver crises de pânico, depressão, ansiedade e tantos outros problemas, mesmo com a existência de tantas teorias. Questionou-se o porquê de, mesmo sabendo que o subconsciente é tão poderoso, não sabermos como reprogramá-lo para viver uma vida melhor e eficaz. 

Osho nos respondeu abaixo: 

Essa dúvida é a que mais assombra os terapeutas e pacientes, e toda a humanidade que quer realmente se curar. 

Mas a verdade é que o processo de cura precisa passar por algumas etapas. As almas encarnadas aqui nesse plano vieram cumprir um propósito de aglutinar experiências em forma de sabedoria em seu grupo de alma supremo, e para isso é necessário experimentar todas as restrições da matéria. 

Se houvesse uma solução para todos os problemas, eu poderia dizer que é não adentrar ao orbe do Planeta Terra, pois tudo o que relata em sua pergunta é característico apenas desse plano. Essas experiências são possíveis de serem vividas apenas aqui, e por isso estão todos aqui nessa escola, juntos a aprender. 

Lembrem-se que são desdobramentos de uma energia maior. E podem viver todo esse teatro da vida munidos dessa poderosa arma, que é a compreensão do papel que representam aqui, e que estão ligados a essa energia maior, pois são apenas uma pequena manifestação dela. 

É como quando você coloca sua mão para tocar uma fruta, você toca a fruta e sente sua textura, é uma experiência não da sua mão, mas da sua mente. Sua mente precisava se utilizar do recurso do toque das mãos para entender como é uma fruta, assim como os seus lábios e boca a sentir o sabor, assim como os olhos para identificar a forma. 

Nesse mesmo raciocínio, vocês são os braços, olhos, lábios, membros, de uma energia maior, e estão apenas a experimentar para que a sabedoria seja absorvida. Então enquanto continuarem achando que são apenas o braço, ou os olhos, ou os lábios, continuarão a sofrer crises de ansiedade, e todos os tipos de doenças mentais e físicas. E disso não levarão sabedoria alguma, e sim apenas sofrimento. 

Mas quando despertarem para a verdade que são apenas parte de algo muito mais grandioso, a vida se torna divertida, não se deixam envolver no sofrimento e aprendem a jogar o jogo da vida. A vida é como um jogo, se você o joga pensando que aquilo é a realidade, esquecendo que é apenas um jogo, irá sofrer. Mas se durante toda a brincadeira tiver consciência que é apenas um jogador a experimentar algo novo, então a vida será divertida. 

O que falta em toda a humanidade é esse despertar de consciência, que reafirmamos em tantas mensagens e cartas enviadas, e que é a grande descoberta obtida por cada um quando percebem que foram tolos ao dar importância para alguns pequenos detalhes dessa experiência, mas que nada representavam diante da verdade da vida. 

A vida, meus filhos, é como um grande carrossel. Se você ficar sentado no cavalinho a dar voltas e voltas pensando que aquilo é a sua vida, ela se tornará sem graça, sem vida, pois é apenas você dando voltas e voltas e repetindo experiências. Algo não vai se encaixar, você se cansará desse processo e irá querer mudar. Mas você sonha em alcançar o cavalo da frente, você sonha em conseguir um cavalo melhor, ou também faz planos em sua mente para um dia conseguir recursos que tornem a sua vida mais confortável nesse processo de montar o cavalo. 

Mas em nenhum momento despertou para a verdade que era apenas um carrossel, era uma brincadeira divertida, e que você não é o cavaleiro que está montado em um cavalo, mas você é apenas um visitante que decidiu passar por aqui para experimentar como é esse jogo. E então poderá um dia saltar do cavalo e ir brincar na roda gigante ou na montanha russa, para adquirir mais experiências e se divertir mais um pouco. 

A vida pode ser divertida, filhos, desde que despertem para a verdade, para a única verdade: que vocês estão de passagem e nesse curto tempo por aqui podem apreciar a paisagem, podem se divertir, podem comemorar, pois afinal de contas o objetivo maior é experimentar, então porque se privar da vida, porque se privar da alegria de viver? 

A vida é bela e deve ser vivida em toda sua intensidade, e isso é libertação. 

A libertação, filhos, é aquela que existe apenas dentro de vocês, e não ao alcance do olhar material. Pois ela deve acompanhá-los por onde vocês forem, independente se estão nesse planeta ou em outro, mas por onde vocês andarem lembrarão que são livres e isso sim é o que os afastará do estado de sofrimento. 

A vida, meus filhos, é bela assim como é. É a vida na Terra, filhos! A vida na Terra é assim, é cheia de suas particularidades, de suas dores e dissabores, de suas alegrias e pecados, de todo tipo de informação que a caracteriza e diferencia dos demais lugares do universo, e por isso mesmo é única e especial. 

Despertem para a verdade de que estão por aqui em curto período para apreciar o trajeto, e se deliciem da experiência que é viver! 

Osho 

Canal: Michele Martini – 05 de março de 2018.

OBS: Para aprofundar-se no tema, Osho recomenda a leitura do livro COMO SER FELIZ - A Consciência da Nova Era, onde ele enviou a resposta para muitos desses questionamentos por canalização.

Fonte: http://www.pazetransformacao.com.br/